Barra Social

Como deixar de fumar

Não interessa como e porquê você começou a fumar, o importante é que ainda está a tempo de deixar este maldito vício.
Pessoalmente, deixei de fumar há quase 20 anos atrás. Quando decidi fazê-lo não segui nenhum método especial, simplesmente houve um dia em que eu disse a mim mesmo: 

- A partir de hoje não fumo mais! E assim foi. Apenas custou nas duas semanas iniciais, pois a tentação de fumar era grande, mas insisti: 

- Não existe nenhum vício mais forte do que eu! Consegui resistir, e depois das duas semanas a tentação e o desejo de fumar foram passando. Paralelamente a isto, passei a frequentar menos os bares e a beber menos café.
Bem, não foi apenas uma questão de vontade... eu tive uma motivação. No meu caso foi ter conhecido a minha companheira, que não fumava. Por isso, se quer verdadeiramente deixar de fumar, olhe à sua volta e encontre algo que o motive. Por exemplo: a(o) sua(o) companheira(o), um filho, ou simplesmente a sua saúde. Seja como for, fumar é um acto egoísta, admita-o. Seja um ser altruísta e se não deixar o tabaco por si, faça-o pelos outros. O melhor que podemos fazer para a tão sonhada paz mundial, é darmos o nosso exemplo. Vai ver que se sentirá melhor consigo mesmo e com os outros.
Veja também o aspecto económico, já pensou no dinheiro que vai conseguir poupar?

No entanto, reconheço que a maioria das pessoas não conseguem deixar este vício apenas com a vontade. Sendo assim, existem alguns métodos que o podem ajudar a controlar os sintomas de privação do tabaco.

  • Acupunctura: Este é o método que recomendo, pois não é necessário tomar nada e é bastante eficiente, desde que seja feito por um especialista.


  • Medicação química: Consulte o seu médico de família, se tiver um, ou clínico geral, que o vai aconselhar e medicar de forma a que consiga libertar-se do tabaco.

Software

Para os aficionados dos smartphones existe uma excelente aplicação para Android e ios.


Deixe-se de lamentações e comece hoje mesmo a sua nova vida!


Sem comentários:

Enviar um comentário